segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Deus é brasileiro.

Agora está tudo bem
Eu cheguei na Croácia. Ahá!
Esse post é só problema!
Problemas do caminho.
O bom dos problemas são as histórias para contar...

Cheguei no aeroporto 1 hora da manhã para voar às 6. Tipo acampar mesmo por lá.

Novamente implicaram comigo no check-in por ter apenas passagem comprada de volta ao Brasil saindo da França. Mesmo com meu sorriso maroto não consegui convencê-los de que não queria ser ilegal.
Os funcionários da EasyJet me disseram que eu não poderia embarcar e eu fiquei muito nervosa.
Ingleses não têm muita paciência. Mandei chamar o gerente.

Rezei muito, rezei meio em inglês.
Por favor, meu Deus, seja brasileiro!
Pedi muito, fiquei querendo chorar, mas aquele choro engasgado de nervosismo e depois de mais ou menos meia hora o cara ligou para a Croácia e eles me liberaram. Aaaaaaaaaaah!
Please, I need to give you a hug! Abracei o gerente da EasyJet! Eu precisava dividir a felicidade! :)

Nessa hora eu achei que tivesse passado mais do que uma hora, não tinha relógios no aeroporto e eu fiquei muito nervosa, procurando os portões de embarque.
Nesse aeroporto (Gatwick) você que leva sua mala para despachar e tem que andar muito para o portão de embarque, é um pouco confuso.
Fiz tudo e fiquei super perdida.

Na hora de mandar a mala grande anexei minha bolsinha do pandeiro à ela, na frente, e despachei as duas juntas, como a mesma mala. Eu poderia ter despachado em duas malas, mas o nervosismo me fez não ter cérebro. :D

Agora, se tentar nem sei direito as caras ou que falei.
Fui para o portão de embarque aos prantos, por ter conseguido. Eu estava a noite inteira esperando o vôo e realmente muito nervosa, cansada e cheia de adrenalina no sangue.
Chorei muito, parava todo mundo pedindo ajuda.
Eram 5 horas e eu achei que eram 6.

No outro portão novamente me pararam e eu peguei tudo para mostrar, o outro homem ligou para o gerente do abraço e "tá bom, menina, vá".

O vôo foi ótimo e eu nem consegui dormir direito. Foram apenas 2 horas. Lálálá!!!

Quando fui comprar um refri no vôo para comer com meus sanduba-super-especial-feito-em-casa... Cadê minha carteira?
Perdi!
I lost my wallet!!!

Não fiquei realmente preocupada porque só estavam meus dois cartões lá e eu tinha cerca e 50 euros para chegar em um bolso na mala. Chegando aqui eu poderia ver o que fazer. 1 euro vale cerca de 7 kunas, mas não vá achando que eu tinha dinheiro para o mês. Um chocolate são 7 kunas!

Quando vi Split do alto abri um sorrisão, a cidade é linda cheia de ilhar e as ilhas cheias de mata com a bordinha branca, de pedrinha, uma delicadeza!

Cheguei! Cheguei! Cheguei! Vocês ouviram? Cheguei!

Falei as primeiras palavras em croata!
Dobar dan (Bom dia) e Hvala (obrigada). Ah muleque, tira onda! Hahaha.
Tá. Não sei falar muuuuito mais do que isso, mas aprendi as frases para usá-las. Hahahaha. Pulinhos!

Quando fui pegar minha bagagem a bolsa do pandeiro não estava.
Ele não chegou! Vocês ouviram?

Comuniquei, fiz o que tinha que fazer, mas acho que eles perderam ela mesmo e que eu vou ficar sem.
Meu microfone, do computador, estava lá também e eu fiquei sem ter como ligar para o Brasil, para avisar o que tinha acontecido e cancelar meus cartões.
Não tem como ligar à cobrar da Croácia para o Brasil.
O menino que me pegou no aeroporto foi muito legal comigo, andou pela cidade e foi comigo procurar cartões de telefone mas não conseguimos. Domingo não tem muito comércio aberto aqui.
Ele me trouxe em casa.

Aqui consegui um microfone emprestado e resolvi tudo. Se você achou meu cartão, desista, não vai conseguir usá-los. :)

Onde moro a comida é barata.
Eles servem refeições a preço de estudante, com isso acho que vou conseguir passar os dias com o dinheiro que tenho.

Estou sem pandeiro mas estou feliz. Tenho samba no corpo e no computador.

Segunda comecei a Croácia de novo, afinal de contas ontem eu fiquei um tanto desgastada.

Onde eu moro?
Moro em apartamento, uma espécie de alojamento na verdade.
São vários prédios e cada estudante tem o seu quarto.
Meu quarto tem duas camas, escrivaninha, armário, cobertor, roupa de cama e um banheiro só para mim, que já veio com papel higiênico e sabonete, não é bárbaro?
No hall de entrada tem uma área com televisão e sofás e um restaurante.
Nesse restaurante servem o café, o almoço e a janta.

Se você tem o cartão de estudante é tudo muuuuuito barato. Se não, é caro. Ontem para jantar uma menina me emprestoou o cartão dela e hoje o menino do IAESTE deixou o cartão dele comigo. Não sei por quanto tempo, mas nesse tempo economizarei muito dinheiro.
Se você tem o cartão paga tipo 10 ou 20% do preço real nos restaurantes universitários.

A comida é um pouco esquisita, mas eu tô comendo.
Sempre tem batata com alguma coisa e o problema, lógico, é a carne.
Hoje mesmo tinha uma coisa que eu não sabia o que para o almoço. Mas eles sempre dão duas opções de carne e isso é ótimo, eu como a menos esquisita.
Eles adoram carne de porco e eu só escolho as de porco, que são preparadas mas parecido com o nosso jeito. As de boi são mais esquisitas.
É esquema de bandeijão, eles servem para você. Tem que pensar rápido!
1, 2, 3 qual a menos esquisita?
À noite a comida estava ótima: pão (todo dia tem), arroz, peixe frito e alface. Nu! Nem um tomatinho, véi? Hahah.
De sobremesa pêssego em calda.
Nem amo doce, mas estou em busca dos sabores! Hahaha.

Não tive que trabalhar hoje. Dormi um pouco de tarde e, depois, fui ao parque te tem do lado da minha casa.
O parque é wonderful! Aaaaaaaaaaaaah!
Você vai andando e de repente tem saídas para o mar.
Fui lá, sentei na beirinha... Relaxar!
Você pode ver o fundo, porque a água é cristalina. Na beira é cheio de pedrinhas, a paisagem é simplesmente maravilhosa.
Em Split tem uma cordilheira que é MARAVILHOSA!
A natureza aqui é maravilhosa. Não queria falar não, mas estou namorando a cordilheira...
Dei sorte e moro do lado do mar e do parque, é tipo meu quintal, 5 minutos caminhando.
As praias boas mesmo são mais distantes.

A cidade é em ritmo de cidade pequena, em termos de caos e infra-estrutura. Muitos carros no centro.
Em breve vou colocar fotos.

Estou feliz.
Não entendo nada que ninguém fala e no comércio eles não entendem inglês muito bem mas estou adorando isso. Vim preparada.

Fiquei muito chateada com o que aconteceu. Ontem eu fiquei pequenininha.
Mas estou de coração aberto para o país.
As pessoas são mais felizes que na England e isso que importa.

Então é isso pessoal. Amanhã nos falamos mais.

Ainda quero falar sobre Londres, tenho muitos lugares e muitas fotos para mostrar.
Como não vou ter fotos da Croácia esses dias, pois vou trabalhar, vamos combinar de eu voltar no assunto Londres?

8 comentários:

  1. Ah Sarão! Uma agradável leitura esse seu blog! Adoro as histórias, da pra imaginar tudo! Depois grava esse povo falando..quero ver se aprendi alguma coisa com aqueles audios nas idas para viçosa!
    Beijos!
    Leticia Minette

    ResponderExcluir
  2. Linda,
    Deus é brasileiro sim, e vc também, hein.
    Ufa!
    Fiquei aqui com o coração na mão também.
    Só pensando em vc...
    Que vontade de te dar um abraço. Ir ai correndo, levar uns cartões de banco, um pandeiro, uns arquinhos.... e mandar esses tais ingleses virem conhecer a graciosidade e receptividade brasileiras. Eles tinham que aprender, né.

    Mas que bom, muito que bom mesmo que tudo deu certo.

    Mostre Croácia.
    Quero muito ver.
    Porque fico aqui imaginando....

    Te amo e quero notícias!!!!

    Beijos, amor.

    ResponderExcluir
  3. Ai que até as coisas que dão "errado" são lindas!
    Que saudade da pequena lá de casa.

    ResponderExcluir
  4. Simonga falou e disse! Até as coisas com Sarah que "dão errado", na verdade, deram certo! São lindas!
    Adorei ler mais essa aventura! É tão divertido esse diário! É MINHA LEITURA DE CABECEIRA, verdade. Venho aki todos os dias.
    As coisas na Croácia parecem mais rígidas não? Falo até do espaço físico, das instalações e do bandejão.
    Mas podemos falar de Londres ainda, apesar de jah estar ansioso pra saber da Croácia!
    Feliz País Novo!
    kisses

    ResponderExcluir
  5. Sarinha, Tô lendo seu blog pelo computador da Bia. Linda! Também chorei ontem. Te amo. Mamãe...

    ResponderExcluir
  6. Se vai voltar ainda mais arquiteta não sei, mas sei que poderá escrever um livro só com a prática desta literatura deliciosa do seu cotidiano!

    está até me animando de escrever novamente!

    beijos de um leitor!

    ResponderExcluir
  7. sarota!!!

    que saudade, que bom que você chegou...

    pode falar de londres, mas o que eu quero mesmo saber é da croácia... então, trata de fotografar, de ver, de aprender, de tudo que você puder...

    beijo saudoso...

    ResponderExcluir
  8. Achei pura emoção do coração.
    Quando vc falou da sua cara de 'quase-choro' te imaginei direitinho.
    Saudade de você.
    Já assistiu a TV Croata?
    bjo.

    ResponderExcluir