segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Chegar na França foi fácil. Ainda mais porque desde Portugal eu já estava acordada, elétrica, vendo as luzes da cidade e doida para chegar!
Descer do avião, pegar as malas, descobrir para que lado ir... Tudo muito fácil.
Mais fácil ainda foi receber o carimbo na imigração, o cara nem olhou direito para mim.
Um "bonjour" e pronto, entrei na França!

Sorri sozinha.

Gabriela me passou todas as instruções do que fazer quando chegasse em Paris e eu fiz tudinho. Comprei o ticket do metrô, entrei no metrô (olha que beleza) e fui para "Gare Du Nord", uma estação perto do centro de Paris. O aeroporto é bem sinalizado, não tem como se perder. As placas indicam as direções dos metrôs e as pessoas conversam em inglês.

A viagem foi longa e cansativa e eu não estava nada linda de cabelos ao vento como imaginei, na chegada em Paris. Estava toda suada, esquista, cara de não conheço nada.

Primeiro passeio turístico que fiz foi ir à Igreja Sagrado Coração (Secré-Coeur), linda.
A construção da igreja começou em 1876 e foi concluída em 1914, quando eclodiu a guerra franco-prussiana (1870). O projeto é de Paul Abadie.



A vista lá de cima é linda demais!



Rodamos nas ruas próximas à Igreja, umas lindinhas também. Vale à pena.




Perto da Igreja tem o Moulin Rouge, a rua em que ele fica é toda de lojas de produtos sexuais. É muito caro para assitir os shows, que são noturnos.
Esse passeio da Igreja ao Moulin Rouge dá para fazer à pé. Mas vale a pena ir de noite, porque todas as lojas ligam as luzes, fica legal!

O Pompidou é um gato contemporâneo, projetado por Renzo Piano e Richard Rogers em 1970. Não dá para perder.
Nessa primeira foto eu tô aí na frente dele felizona e na outra eu estou lá em cima, nele!
A área livre que existe na frente do prédio está sempre cheia no verão, com pessoas de todos os tipos, artistas, turistas, jovens. É um ótimo programa para se fazer com calma, para poder ficar sentada na frente do prédio observado os movimento. Fui nesse lugar por três dias consecutivos porque realmente é muito bom.






Outra dica boa é ir para a orla do Rio Senna.
Fomos e tava rolando um pagode brasileiro! Vejam só!
Na orla acontecem movimentos como os de praia. Se vier à Paris, não deixe de ir.
Nessa foto eu estou com a Gabi lá, no pagodão, de dia.
A outra são das dançarinas.
A outra, da orla à noite!






A Torre, nem precisa falar. Mas preciso reafirmar que não é à toa que ela está espalhada por todos os cantos. Na verdade foi meu olhar mais apaixonado em Paris.
Ela é exuberante.
Lógico, lotada.




Mas tem que levar uma canga para esticar na frente dela, sentar e ficar apreciando. Os passeios e visitas em Paris não devem ser feitos com pressa porque na maioria das vezes tem um lugariznho para sentar e ficar apreciando.




Como estava por poucos dias nessa cidade, fiz os passeios que todos os turistas fazem, aliás, o que deu. Acho que acertei em uma coisa: Não estou correndo para visitar os lugares, estou fazendo tudo com calma.
Fui ainda no Louvre e na Notre Dame, dois lindos.

















O fato de a Gabi morar lá e me receber bem desse tanto me fez descobrir a Paris da rotina, o que foi muito bom mesmo.
Aliás, essa tal Gabriela foi uma anfitriã e tanta! Andou comigo por todos os cantos, nos divertimos muito.
Mais uma vez, obrigada Gabi!

Só mais uma coisa, para acabar: As esquinas. As esquinas são lindas! Todas!

Foi amor à primeira vista. Paris, me agarra!

Agora o destino é Londres!
Saí de Paris no domingo, 23/08, próximo ao meio dia.

6 comentários:

  1. Você está linda nas fotos! Imagino cada fotografia que está registrando. Como é bom saber que você está feliz. Mega feliz!!!!

    ResponderExcluir
  2. registros...registros!
    vou adorar ver quando a floresta invade a europa!

    ResponderExcluir
  3. Cunha querida!!!
    Tô adorando acompanhar sua viagem!
    Suas narrativas, além de nada exaustivas, são de uma simplicidade cativante!
    Vai postando tudo aí!!!
    Amei as fotos! O figurino tá show!
    Beijooos enormes e saudosos!

    ResponderExcluir
  4. Ainda tem uns malabaristas nas escadas da Sacré-Coeur?

    Passei por Paris no inverno, não tinha tanta graça sentar na grama naquele gelo e ficar olhando as coisas assim. Aproveitou bem!

    Tô acompanhando daqui, beijão!

    ResponderExcluir
  5. receber pessoas queridas e agradaveis como vc nao eh nada dificil.
    volte qdo quiser.... como se fosse facil vir pra europa neh?! rs
    fazemos o seguinte: qdo voltarmos, pagode em vicosa e bh!
    um grande bjoo

    gabi

    ResponderExcluir